9×9

9 X 9: Azores 2027 lança convocatória para residências artísticas nas 9 ilhas dos Açores

9 artistas serão selecionados para estarem em residência, durante 10 dias, numa ilha açoriana

O Azores 2027 – Candidatura de Ponta Delgada | Açores a Capital Europeia da Cultura, em parceria com o Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas e com a Associação Cultural Part’ilha, criou um programa piloto de residências artísticas que vai decorrer em todas as ilhas dos Açores, entre 30 de setembro e 4 de dezembro deste ano. Candidaturas abertas até 31 de agosto.

A convocatória “9 x 9 – Artistas são Ilhas, Ilhas são Artistas”, que envolve, ainda, várias instituições e agentes das nove ilhas do arquipélago, destina-se a artistas portugueses e estrangeiros residentes em Portugal continental e regiões autónomas, e também a artistas da Letónia, país que, com Portugal, acolhe em 2027 o evento Capital Europeia da Cultura.

Este programa piloto de residências artísticas dos Açores foca-se na investigação e nos processos artísticos e prevê momentos de desenvolvimento de públicos e sensibilização das comunidades para as artes. Incentivar a participação direta, seja através de conversas, oficinas, visitas escolares ou de outros formatos propostos pelos artistas em residência, é outro dos principais objetivos.

Serão selecionados nove (9) projetos de nove (9) artistas individuais que terão direito a 10 dias de residência artística numa ilha açoriana. Os resultados da convocatória serão conhecidos a 15 de setembro.

Cada artista selecionado receberá um cachê de 1500€ (incluindo a taxa de IVA em vigor, se aplicável, e demais encargos) e terá, ainda, ao seu dispor uma bolsa de  produção de até 1000€, e contará com apoio logístico que inclui alojamento, alimentação e transporte.

A questão O que cada ilha ganha com a presença de um artista? serve de mote para identificar de que forma os projetos artísticos e culturais podem transformar um lugar.

Esta convocatória serve de convite a artistas interessados ​​em colaborar com as comunidades locais, atuando como facilitadores e articuladores de experiências e objetos artísticos, em torno de objetivos comuns, nomeadamente a deslocação da experiência da arte para as ruas, negócios ou natureza, ou a ocupação de lugares abandonados.

A abordagem de questões europeias importantes e contemporâneas como a participação ativa das comunidades nos processos criativos, o isolamento (solidão),  a desertificação das ilhas, a migração por falta de oportunidades de trabalho, o  envelhecimento da população, o despertar e ativar do património material e imaterial e a criação de pontes entre a tradição e a contemporaneidade também são temáticas valorizadas.

Podem concorrer artistas profissionais para desenvolver projetos de artes literárias, visuais, performativas, artesanato, e cruzamentos disciplinares nomeadamente: literatura, teatro, dança, performance, novo circo, artes de rua, fotografia, escultura, instalação, pintura, arquitectura, vídeo, cinema e artesanato.

O regulamento da convocatória pode ser consultado na página de Azores 2027, em www.azores2027.eu.

9 x 9 é uma iniciativa do Azores 2027 – candidatura de Ponta Delgada | Açores a Capital Europeia da Cultura, promovida pelo município de Ponta Delgada, em co-promoção com o Governo dos Açores, em parceria com o Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, Part’ilha – Associação de Cultura e Desenvolvimento Local, e com o apoio de vários agentes e instituições e dos municípios das nove ilhas dos Açores.

__

Gina Ávila Macedo